sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Uma vida para o Rock - Cliff Burton

Nascido em Castro Valley, em 10 de janeiro de 1962, Clifford Lee mais conhecido como Cliff Burton, é conhecido e reconhecido até hoje como o baixista da banda Metallica. Era bastante conhecido por usar efeitos que normalmente são de uso exclusivo de guitarristas, ninguem pode negar que Cliff participou e ajudou o Metallica ser o que é hoje. 

A história dele com a musica começou quando, influenciado pelo jazz começou a tocar teclado. Somente na adolescencia que começou a tocar baixo, com 13 anos. Cliff dizia que seria o melhor baixista por seu irmão mais velho, Scott, que havia falecido naquela época.

Foi muito amigo de Jim Marton (ex-guitarrista do Faith no More), formando até uma banda juntos. Em 1982 ele entrou para sua primeira grande banda, o Trauma. Nesse mesmo ano Trauma viajou para Los Angeles, e na platéia do show estavam Lars e James, que após ouvir os solos dele não tiveram dúvidas, ele tinha que entrar para o Metallica. E assim o Metallica se mudou para San Francisco, por exigencia de Cliff. Era notavel o crescimento do Metallica, e também a técnica de Cliff cada vez inovando mais. 

Os membros do Metallica sempre tirava no baralho quem iria dormir na beliche do onibus, pois os cubículos eram muito desconfortáveis, e durante a turnê de Master of Puppets, especificamente em 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas, seu ultimo jogo. Todos dormiam quando, segundo o motrista o onibus derrapou no gelo e capotou na grama do sul da Suécia. Cliff foi lançado para fora do onibus, e este capotou em cima dele, matando na mesma hora.

O corpo de Cliff foi cremado e suas cinzas foram jogadas em Maxwell Ranch. Durante a cerimônia, o instrumental "Orion", do Master of Puppets foi tocado. Cliff nunca chegou a tocar a canção ao vivo. Cliff foi um marco na história não só do Metallica, mas principalmente na do heavy e trash metal. Acho que todos devem concordar que o título do post deveria ser: Uma vida para o Metal!.

Discografia:
  • Kill 'Em All – 1983
  • Ride the Lightning – 1984
  • Master of Puppets – 1986
Kill 'Em All, primeiro álbum da banda, a faixa "(Anesthesia) Pulling Teeth", onde Cliff usa vários efeitos, como o wah-wah, que até então era quase que exclusivamente utilizado por guitarristas.

Conhece mais algum video do Cliff? Deixe nos cometários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...